domingo, 5 de novembro de 2017




O departamento de Educação Física do Colégio Pedro II convidou o Professor Marcelo Korfebol para participar do III Encontro de Educação de Educação Física Escolar com o KORFEBOL BRASILEIRO.


O ENEFE CPII representa hoje uma importante ação de formação continuada realizada anualmente no Grande Rio, objetivando promover espaços de discussão, reflexão e partilha de experiências entre os docentes do Colégio Pedro II, residentes-docentes, acadêmicos das Licenciaturas e docentes das demais redes de ensino de educação básica e nível superior, aproximando, assim, os laços entre as instituições escolares e acadêmicas. Nas últimas edições, propusemos temas como ’A Educação Física no cotidiano da escola: Diversidade e Inclusão’, ‘Metodologias e Conteúdos de Ensino: Realidade e Perspectivas’, 'Currículo e Avaliação: desafios da contemporaneidade', além do Curso de Atualização ‘Reflexão e Cotidiano na Educação Física Escolar’.
 
O Korfebol Brasileiro é bem diferente do Korfball/Corfebol praticado no resto do mundo, pois trabalhamos na perspectiva da cooperação e não da competição e formação de "atletas". Por aqui, criamos diversas maneiras de se jogar, adaptando a atividade para diversos públicos como:
Professores de Educação Física e Estudantes
Pessoas com necessidades Especiais (down, autismo e cadeirantes)
Pessoas excluídas das demais modalidades.
Projetos sociais em comunidades e presídios do Rio de Janeiro.
E como atividades de lazer;
 
 
Curso de Korfebol Brasileiro 
Professores de Educação Física

 
Participação especial da Pedagoga e Professora Gláucia Leão

Depoimento da Professora Gláucia Leão sobre o Korfebol Brasileiro

"Participei ontem do IV Encontro de Educação Física Escolar do Colégio Pedro II, Oficina Jogos Alternativos Escolares_ Koferbol Brasileiro. O Koferbol ,jogo dos gêneros, é uma atividade colaborativa que traz a possibilidade de participação de todos ,independente de sexo, altura, peso,sem competição , sendo assim, inclusiva. Pude jogar e me encantei com a atividade, com a parceria e o afeto que vão sendo construídos em quadra . Na oportunidade, falei sobre a importância do brincar, da formação integral e de atividades integradas e sobre o trabalho que desenvolvemos na UMEI Professora Nina Rita Torres, em Niterói."


Homenagem ao grande Mestre e Professor de Educação Física João Batista Freire